livro_manualdoprepostomarcosalencar_banner (1)
Últimas notícias do TST:
Terça, 19 de outubro de 2021

Lula quer ampliar o seguro desemprego, MTE não.

Prezados Leitores,

O Presidente Lula, a depender do índice de desemprego que será anunciado amanhã, 19.01.2009, assinará MP aumentando as parcelas do seguro desemprego para 08 ou 12 meses. Atualmente varia de 3 a 5 parcelas. O Ministerio do Trabalho que controla o FAT Fundo de Amparo ao Trabalhador, é contra isso, considerando que haverá estouro do orçamento. [ Clique abaixo e leia mais ……..]

foto

Fica difícil para nós que estamos à margem do problema, pois a visão do Presidente e sua equipe é bem mais privilegiada, dizer se essa medida deve ou não amenizar os efeitos da crise e se isso é bom para o País. O palpite que dou é que isso deve ser exercido de forma moderada, não ampliando para 12 meses, talvez 7 meses, e em paralelo o Governo ter tempo e fôlego para estudar formas de geração de emprego, seguindo a carência do consumo interno.

Os desempregados que alavancam os índices, estão relacionados com as atividades – por enquanto – que dependem diretamente do consumo externo. O de frutas para exportação é um deles. Mas, de nada adianta o Governo só investir no assistencialismo, pois mesmo pensando num seguro desemprego de 12 meses, ele um dia acaba, e o caos do desemprego bate novamente na porta do desempregado.

O que temos que pensar juntos, é na desoneração da folha de pagamento, o ato de empregar tem que ficar mais simples, mais barato, menos oneroso, o empregador que emprega mais deve receber incentivos, benefícios, pelo problema social que os seus empregos estão evitando de serem gerados.

Sds Marcos Alencar.  

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email