livro_manualdoprepostomarcosalencar_banner (1)
Últimas notícias do TST:
Quinta, 21 de outubro de 2021

É proibido fumar.

Prezados Leitores,

Pode o empregador proibir que se fume no ambiente de trabalho? Pelas pesquisas que fiz, a resposta é sim, pode.

foto

 

O fundamento está na Lei 9.294/96, regulamentada pelo Decreto 2.018/96, que proíbe o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígero, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo, privado ou público, salvo em área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada e com arejamento conveniente.

Para ser mais específico, a NR-5 trata da obrigatoriedade da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA que tem como objetivo a prevenção de doenças e acidentes decorrentes do trabalho, e os efeitos nocivos do fumo para os não fumantes também é evidente.

Importante relatar que ainda existe o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO que existe para controle da saúde dos empregados no ambiente de trabalho, evidente que o mesmo não se coaduna com o uso do fumo.

Quanto a proibição deve ser geral, não pode por exemplo o chefe ser permitido fumar. A empresa pode proibir  por setores, mas sempre sem discriminação dos seus empregados, não importa o nível hierárquico.

Portanto, o empregador que proíbe o uso do fumo no ambiente de trabalho está cumprindo com a determinação legal.

]]>

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email