livro_manualdoprepostomarcosalencar_banner (1)
Últimas notícias do TST:
Quinta, 21 de outubro de 2021

O que é ? Adicional de Periculosidade.

Prezados Leitores,

O adicional de periculosidade é diferente do adicional de insalubridade. São periculosas as atividades do empregado gera o  contato com substancias inflamáveis, explosivas e radioativas, em condição de risco acentuado.

Citamos como exemplo, o frentista de posto de combustível. O art. 195 da CLT trata da periculosidade e ela da mesma forma da insalubridade deve ser atestada por Engenheiro ou Médico do Trabalho.

O adicional de periculosidade é cálculado no percentual de 30% sobre o salário fixo e básico do empregado.  No cálculo não entra as parcelas variáveis, gratificações, horas extras, etc.. [ Os empregados eletricitários, são uma exceção, recebem também com base nas horas extras ].

Verdade que algumas decisões do Judiciário Trabalhista que assegura o cálculo do adicional de periculosidade sobre as horas extras, mas Lei não existe regulando isso.

Um detalhe importante, as vezes o empregado está exposto aos agentes insalubres e no mesmo momento aos agentes periculosos, porém só terá direito a um deles, o mais benéfico, mais vantajoso.

O adicional de periculosidade só gera direito ao recebimento enquanto o empregado estiver exposto ao agente periculoso, caso ele cesse, acabe, ou o empregado seja transferido de função, por exemplo, ele deixa de receber, este não incorpora ao salário.

 Sds Marcos Alencar.

 

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email