livro_manualdoprepostomarcosalencar_banner (1)
livro_manualdoprepostomarcosalencar_banner (1)
Últimas notícias do TST:
Sexta, 19 de abril de 2024

Jornada de trabalho. Recomendo prever as variações desde a admissão do empregado.

Recebi consulta a respeito da possibilidade de se alterar o turno de trabalho de um empregado. Empregador e empregado se desentendem porque o empregado diz que nada foi combinado quando da sua contratação.

Apesar do empregado atender as exigências da empresa, esse desentendimento pode causar o seu afastamento. Prejuízo para a empresa que vai perder um bom profissional e para ele que perde o emprego, numa época de crise.

TUDO ISSO PODERIA SER EVITADO, se a Jornada de Trabalho Contratual ficasse ajustada desde o primeiro momento, na entrevista inicial.

É muito importante no momento da contratação, mencionar no contrato todas as variações de jornada de trabalho, turnos, realização de horas extras, compensações eventuais de horas extras, folgas eventuais compensatórias, banco de horas, trabalho aos domingos.

Caso o empregado viaje, deve ser previsto quanto será pago pelas horas de deslocamento, se as mesmas são consideradas horas simples indenizadas, etc..Importante prever o futuro, o desenvolvimento da relação, pois quanto menos se alterar o contrato de trabalho, menos questionamento há.

Sds. Marcos Alencar

Compartilhe esta publicação