Prezados Leitores,
A notícia dada pelo ministro da fazenda de liberação adicional ao BNDES de R$100Bi, é bastante animador para aumentar o nível de emprego. Importante que dessa vez o governo exige uma vinculação da liberação desse crédito junto a garantia de empregos, aumento de empregos. [ Clique abaixo e leia mais….]
Os economistas, Sardenberg por exemplo, afirma que pode ser que isso não funcione, que muitas empresas não tenham como se adequar as exigências do BNDES e utilizar esse dinheiro.
Eu entendo que o necessário é ter o dinheiro. Quem não está pronto para pegar a onda, vai correr atrás da mesma, o mercado se anima, o clima muda, os empregadores começam a crer que vão vender os seus produtos.
O que não pode também é usar o dinheiro para fins assistencialistas, pois ele acaba e nada produz, temos que criar anzóis e não dar os peixes.
Nem tudo é construção civil, mas quando a mesma está em alta, mexe no mercado e de forma indireta alavanca vários outros setores, que param de demitir.
Acho que o governo está certo em “atirar para todos os lados” pois não existe manual para enfrentar uma crise dessas, nem a de 29 serve como exemplo, porque naquela época o mercado era outro, as exigências legais, os meios de comunicação, etc..
Começo a acreditar que podemos passar por essa tempestade sendo pouco afetados, que Deus nos ilumine!
Sds Marcos Alencar