Reajuste do mínimo será em fevereiro.

Prezados Leitores,

Está previsto reajuste do salário mínimo a partir de 1 de fevereiro de 2009,  passando de R$415 para R$465. Esses dados estão sendo divulgados pelo próprio Governo. [ Clique abaixo e leia mais …………]

foto

Para os empregadores que já estão com a “corda no pescoço” e que mais empregam – o que normalmente remunera uma considerável gama de trabalhadores pelo salário mínimo – será mais um golpe.

Não levanto aqui o “congelamento” do salário mínimo, mas apenas registro que este aumento vem numa péssima hora. Se muitas empresas estão demitindo porque não podem arcar com o custo da atual folha de pagamento, imagine após esse aumento.

É verdade que nem todos os empregados são remunerados pelo piso nacional, e que este é vedado a sua indexação, mas na prática muitos empregadores fazem um paralelo, mantem acertos com base no salário mínimo. Na hora que esse sobe, muita coisa acompanha.

O reajuste tem de positivo que trará mais dinheiro na mão dos que continuam empregados e que provavelmente vão consumir mais, é o que esperam os analistas econômicos.

Uma saída para quem não pode arcar com esse aumento, é arregaçar as mangas e junto ao sindicato de classe propor a redução proporcional das horas trabalhadas, para manter o mesmo custo da folha de pagamento e tentar dentro e menor espaço de tempo, conseguir a produtividade necessária para mantero negócio em curso. Essa é a saída mais barata e mais próxima, porque já existe Lei autorizando isso, basta que o sindicato concorde.

Sds Marcos Alencar

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email