livro_manualdoprepostomarcosalencar_banner (1)
livro_manualdoprepostomarcosalencar_banner (1)
Últimas notícias do TST:
RSS url is invalid or broken
Quinta, 28 de março de 2024

O que são ? Ordens de Serviço.

Prezados Leitores,

Apesar de pouco divulgado, a “ordem de serviço”  é uma das ferramentas mais valiosas no combate aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.  O art. 157 da CLT traz a obrigação às empresas de cumprir e fazer cumprir com as normas de segurança e medicina do trabalho.

Entenda com isso, que o empregador tem o dever de fiscalizar, por exemplo, a realização dos exames médicos, fornecer os equipamentos de proteção individual, etc…

As ordens de serviço são “fichas técnicas” que explicam detalhadamente como deve ser feito àquele determinado serviço, inserido na função desempenhada pelo empregado, e quais os cuidados que deve ter, os riscos que são gerados e o que deve ser feito para monitorá-lo e fiscalizá-lo.

Muitos empregadores até cumprem com essa obrigação legal, mas esquecem de divulgar esse documento no local de trabalho. O recomendado é que coloque, a ordem de serviço principal – mais importante – em um mural, no local em que o trabalho é exercido, isso para que sempre que haja dúvida seja a mesma facilmente consultada.

Todo investimento é muito pouco quando analisamos as consequências de um acidente de trabalho.

Sds Marcos Alencar.

Compartilhe esta publicação