JORNADA de Trabalho, Pode ser alterada?

Escrito por Marcos Alencar   // agosto 24, 2009   // 2 Comentários

Prezados Leitores,

A possibilidade de se alterar o turno de trabalho de um empregado, muitas vezes gera stress no ambiente de trabalho. Empregador e empregado se desentendem porque o empregado diz que nada foi combinado quando da sua contratação.

Apesar do empregado atender as exigências da empresa, esse desentendimento pode causar o seu afastamento. Prejuízo para a empresa que vai perder um bom profissional e para ele que perde o emprego, numa época de crise.

TUDO ISSO PODERIA SER EVITADO, se a Jornada de Trabalho Contratual ficasse ajustada desde o primeiro momento, na entrevista inicial, bem definida no contrato de trabalho.

É muito importante no momento da contratação, mencionar no contrato todas as variações de jornada de trabalho, turnos, realização de horas extras, compensações eventuais de horas extras, folgas eventuais compensatórias, banco de horas, trabalho aos domingos.

Caso o empregado viaje, deve ser previsto quanto será pago pelas horas de deslocamento, se as mesmas são consideradas horas simples indenizadas, etc..

Se isso não ocorreu, recomento que ambos se desarmem e negociem, considerando que de nada adianta firmar o pé e não ceder ao novo horário, na primeira oportunidade o seu empregador vai lhe demitir; idem ao empregador, de nada adianta o empregado insatisfeito, trabalhando de forma improdutiva, pensando em buscar novo emprego. Dessa nova negociação, deve ser feito um aditivo contratual, prevendo as possíveis variações do contrato, no caso do exemplo, da jornada de trabalho.

Importante prever o futuro, o desenvolvimento da relação, pois quanto menos se alterar o contrato de trabalho, menos questionamento há.

Sds. Marcos Alencar


Tags:

aditivo contrato de trabalho

alteração do contrato de trabalho

art.62 da clt

clt

contrato de trabalho

empregado

empregador

extrato banco de horas

horas extras

intervalo

jornada de trabalho

limite da jornada de trabalho

registro de ponto

termo ajuste de horário de trabalho

turno de trabalho


Similar posts

2 COMENTÁRIOSS

  1. By LUIZ DE ALENCAR BEZERRA, 22 de julho de 2009

    Oportuna a sua lição em forma de comentário ameno e direto. No Congresso, contudo, já se encontram os projetos para reduzir a jornada. Seria oportuno que, pelo menos neste caso, fosse buscada a experiência dos outros, mas desenvolvidos e calejados pela história trabalhista.
    Abraço,

  2. By Ana Lucia, 5 de abril de 2011

    Muito importante a sua colocação a respeito da alteração de turno de trabalho. Concordo com você.
    Com certeza na realidade de hoje o empregado não deve bater de frente com o empregador, pois lá fora existe muitas pessoas desempregadas que querem a sua vaga, a não ser que você tenha bastante segurança profissional, também não devemos aceitar tudo que a empresa quer impor fora da legislação. Uma boa negociação sem briga é muito mais negócio, caso contrário é melhor procurar uma empresa que tenha mais respeito com o empregado.

Nós aqui debatemos ideias, não respondemos consultas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing