FELIZ PRIMEIRO DE MAIO.

Escrito por Marcos Alencar   // maio 1, 2011   // 0 Comentários

FELIZ PRIMEIRO DE MAIO.

1063656_hand_in_handOlá, desejo o primeiro de maio com muita esperança, porque vejo que o Brasil está mudando para melhor.

EMPREGOS. Conseguimos passar pela crise de 2008, desde lá que o nível de empregos cresce. Verdade que agora em abril deu uma certa desacelerada, mas as perspectivas são de mais crescimento.

RESPEITO. O trabalhador brasileiro vem ganhando maior respeito no ambiente de trabalho. O empregador que insiste em desprezar isso, vem sendo penalizado severamente  pelas condenações trabalhistas por assédio moral, danos morais.

SALÁRIO. O mercado vem pagando melhor salário, a Lei da oferta e da procura está funcionando, diante da necessidade de maior oferta de mão de obra.

JORNADA. O excesso de jornada de trabalho ainda é uma constante. A falta de mão de obra, crescimento vertiginoso, lucratividade imediata batendo na porta das empresas, tem exigido maior quantidade de horas dedicadas ao trabalho.

CURSOS. Os trabalhadores estão com maior oferta de cursos. O mercado de ensino nunca esteve tão aquecido. Com o Governo Federal estimulando os cursos profissionalizantes, as oportunidades de uma melhor e maior qualificação passam a ser uma realidade. Quem quiser ganhar mais, tem que seguir esta chance.

QUALIDADE DE VIDA. Vejo os trabalhadores tendo menor lazer, mas ao mesmo tempo sendo compensados com o acesso a bens de consumo que nunca tiveram com tanta facilidade, idem a compra de motos, veículos. O lazer está sendo atingido pela necessidade de maior estudo, capacitação e cumprimento de serviço que está sendo levado para Casa. A competitividade para os que querem vencer, existe.

RECONHECIMENTO. As empresas estão entendendo que o dinheiro, os equipamentos, as oportunidades de mercado, não bastam para vencer. O grande diferencial é a equipe, o time. Isso tem gerado uma maior atenção por parte do empregador a satisfação do seu empregado. O empregado passa a ser tratado como um associado do negócio.

É isso, vejo que teremos um futuro próximo melhor do que os anos de estagnação trabalhista. A mensagem dos primeiros de maio passados, podiam se repetir, pois estavam sempre atualizadas. Em 2011, sinto que o que foi escrito em 2008, 2009 e até mesmo em 2010, está superado.

Sds Marcos Alencar


Tags:

dia do trabalhador

dia do trabalho

empregado

esperança

salário

trabalho


Similar posts

Nós aqui debatemos ideias, não respondemos consultas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing