Intervalo térmico, o que é isso?

Escrito por Marcos Alencar   // agosto 25, 2010   // 0 Comentários

INTERVALO TÉRMICO O QUE É ISSO?

Prezados Leitores,

O art.253 da CLT prevê um intervalo especial para os empregados que trabalham submetidos a temperaturas frias, assegurando 20 [vinte] minutos de descanso  para cada 1h40 [uma hora e quarenta minutos] de trabalho efetivo. É um intervalo pitoresco, mas que deve ser estritamente cumprido, pois similar ao caso dos digitadores, ele influi diretamente na saúde dos empregados que estão submetidos a essa condição desfavorável de temperatura, e é computado na jornada normal de trabalho como se trabalhado fosse, diferente do intervalo intrajornada de no mínimo 1h [uma hora] para refeição e descanso dos demais empregados que laboram em condições climáticas normais.

Importante que esses intervalos sejam marcados no ponto, para que se comprove a sua concessão na forma da Lei.

Segue abaixo o artigo da CLT:

Art. 253 - Para os empregados que trabalham no interior das câmaras frigoríficas e para os que movimentam mercadorias do ambiente quente ou normal para o frio e vice-versa, depois de 1 (uma) hora e 40 (quarenta) minutos de trabalho contínuo, será assegurado um período de 20 (vinte) minutos de repouso, computado esse intervalo como de trabalho efetivo.
 
Parágrafo único – Considera-se artificialmente frio, para os fins do presente artigo, o que for inferior, nas primeira, segunda e terceira zonas climáticas do mapa oficial do Ministério do Trabalho, Industria e Comercio, a 15º (quinze graus), na quarta zona a 12º (doze graus), e nas quinta, sexta e sétima zonas a 10º (dez graus).

 Sds Marcos Alencar


Tags:

art.253 da clt

descanso térmico

Direito do trabalho

empregado trabalho frio

intervalo especial

intervalo especial jornada de trabalho

intervalo frio

intervalo jornada

intervalo jornada de trabalho

intervalo térmico

Justiça do trabalho

registro de ponto

temperatura baixa trabalho

trabalho câmara frigorífica


Similar posts

Nós aqui debatemos ideias, não respondemos consultas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing