Redução das 44h. Sindicatos recuam e acertam acordo com Câmara.

Escrito por Marcos Alencar   // maio 13, 2010   // 3 Comentários

redução da jornadaSINDICALISTAS CEDEM NA PEC231/1995 REDUÇÃO DA JORNADA.

Olá,

O presidente da Câmara, deputado Michel Temer, conseguiu convencer os sindicalistas a abrandarem o discurso para viabilizar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95. A proposta original prevê a redução da jornada de trabalho semanal de 44 para 40 horas semanais, mantendo o salário no mesmo valor. O acordo que está sendo costurado entre sindicalistas e deputados  busca a redução gradual da jornada, de 44 horas para  43 horas semanais em 2011 e após para 42 horas em 2012. O aumento no valor da hora extra será descartado. Se tudo correr conforme previsto, brevemente teremos a PEC 231 em votação.

O que eu defendo é transparência nas intenções. Buscar reduzir a jornada para se trabalhar menos, é um direito dos trabalhadores, mas o que não pode é o Governo (quem apoia a causa, a exemplo do ministro do trabalho) ficar levantando a bandeira que isso vai gerar mais empregos. Isso não é fato comprovado, ao contrário, nenhuma relação direta há. A história do Brasil demonstra isso, quando da redução de 48h para 44h, em 1988, e na França, mesma coisa, quando reduziu há mais de 15 anos atrás para 35h, tudo continuou na mesma quanto a geração de mais empregos, tanto que os franceses retornaram ao modelo anterior.

Sds MarcosAlencar


Tags:

jornada de trabalho

pec231/95

redução da jornada


Similar posts

3 COMENTÁRIOSS

  1. By antonio merlini, 14 de maio de 2010

    se a redução da jornada de trabalho produz mais emprego, o que é falacioso, poprque não a reduzem para 5 (isso mesmo, cinco) horas semanais ? Não haveria mais emprego ? Os valores salaraias não aumentariam ? Numa segunda etapa, a redução seria para sero hora semanal, isto é, ninugém mais trabalharia, e o aumento do emprego seria total. Pensem nisso.

  2. By Genecil, 8 de junho de 2010

    esse antonio, sertamente é um empresario que não visa as necessidades dos que trabalham, se não, não iria falar essas bobagens.

  3. By erasmo loiser, 26 de fevereiro de 2012

    O BRASIL INTEIRO AGUARDA ESSA REDUÇAO DE CARGA HORARIA PELO QUE VEJO PAREÇE QUE O SENADO E DIGAMOS COMPRADO POR ELES(EMPRESARIOS) PENA QUE QUEM ESTA DO LADO DOS EMPRESARIOS ESTA DISTORCENDO SUA IMAGEM PERANTE A POPULAÇAO BRASILEIRA O POVO BRASILEIRO SABE QUEM SAO OS POLITICOS QUE SAO CONTRA ESSA PEC 231 E SABEM QUE ELES PRECISAM DE SEUS VOTOS EM ANO DE ELEIÇAO ! PENSEM A RESPEITO OK

Nós aqui debatemos ideias, não respondemos consultas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *