livro_manualdoprepostomarcosalencar_banner (1)
livro_manualdoprepostomarcosalencar_banner (1)
Últimas notícias do TST:
RSS url is invalid or broken
Quinta, 28 de março de 2024

No trabalhismo, como será 2010?

As perspectivas de mudança na Lei trabalhista para 2010.

 

Prezados Leitores,

Nossa pretensão aqui não é exercitar a futurologia, mas buscar através desse ensaio apontar os rumos que o trabalhismo brasileiro se encaminha. O fundamento que busquei para escrever este artigo confesso que não os tenho matematicamente. Recorro a um sentimento, puro feeling de quem respira o direito do trabalho nas vinte e quatro horas do dia e sofre com os graves equívocos e omissões, tanto do poder legislativo, o omisso, quanto do poder judiciário, o criativo.

Sendo bem objetivo, o que pode mudar em 2010? Vamos responder por ordem de risco. a) redução da jornada de trabalho (de 44h para 40h semanais); b) alteração na lei do empregado doméstico e definição de diarista; c) mais rigor nas normas de medicina e segurança do trabalho (exemplo FAP); d) mais rigor na fiscalização do ministério do trabalho e multas administrativas; e) mudança no sistema de controle de ponto; f) regulamentação de algumas profissões.

A redução da jornada de 44h para 40h semanais, só não foi aprovada em 2009 por conta da crise mundial que teve início no final de 2008 e gerou muita turbulência no nível de emprego, isso fez os simpatizantes dessa mudança recuar ou ficarem parados. Em 2010 com o crescimento econômico e forte propaganda do governo que isso gerará mais empregos, ainda, sendo ano eleitoreiro, pode sem dúvida passar. Vejo isso negativamente, porque na França já foi feito essa mudança e não gerou mais empregos, houve redisputa de emprego, pois quem estava ocioso buscou um segundo emprego e concorreu com quem estava desempregado.

Os domésticos pressionam, embasados na moralidade e na legalidade, pois se intitulam  trabalhadores de segunda classe. Pode ser que a lei dos domésticos seja alterada para obrigar o empregador a recolher o FGTS, e a pagar horas extras. Uma minoria defende que isso vai complicar a empregabilidade do doméstico, eu sou um deles. Acho que vai tornar complicado o contrato e afugentar os empregadores. Preocupa o empregado doméstico desempregado, porque pela falta de qualificação profissional ele não tem espaço no competitivo mercado. O diarista certamente vai ser definido por lei, como um prestador de serviços.

Os temas relacionados com a área da medicina e segurança do trabalho, assim como o meio ambiente, a valorização do ser humano e da natureza, são a “bola da vez”. Cada vez mais o cidadão brasileiro está sendo tutelado pelo Estado quanto a questão da saúde no trabalho. Em 2010 isso tende a ser mais presente perante as empresas que atuam em segmento de risco, a exemplo de indústrias em geral, construção civil, mineração, etc..Investir além do que está previsto na Lei, em políticas preventivas trabalhistas, valerá a pena. Digo isso, porque o judiciário vem condenando com base em “achismos”, fazendo uma justiça social sem limites, quando da fixação das indenizações trabalhistas por acidente de trabalho, não respeitando o princípio da culpa previsto na Constituição Federal.

O Ministério Público do Trabalho deu forte andamento nas suas ações juntamente com o Ministério do Trabalho, intituladas de “força tarefa”. O maior exemplo é o Termo de ajuste de conduta firmado por quase a totalidade das Usinas e destilarias de álcool. Isso vai se alastrar por outros ramos da economia. Vejo a área de transportes (de carga e de passageiros) como um alvo disso em 2010. Esperamos maturidade dessas autoridades no trato com os problemas, visando resolvê-los através de medidas possíveis de serem executadas.

O controle de ponto, já previsto quanto ao eletrônico, será alterado em agosto de 2010. Os empregadores com mais de 10(dez) empregados que adotam esse sistema, terão que trocar o relógio por um super relógio previsto na portaria 1510/09. Mas pelo que conheço, isso é uma fresta para brevemente, quem sabe no decorrer de 2010, obrigar à todos os empregadores a registrarem o ponto dessa forma? Esse risco existe e é grande, se o Ministro continuar sendo Carlos Lupi.

Existe uma tendência no Congresso de regulamentação de profissões. Cito como exemplo a dos motoboys que foi regulamentada (isso quer dizer que possui lei própria) no final de 2009 e isso tende a ocorrer com a dos motoristas, dentre outras. A regulamentação de uma profissão, cria norma específica, normalmente, quanto a piso salarial, jornada de trabalho, qualificação profissional.

Em suma, é isso que prevejo para 2010, os empregadores diante da fraca representatividade parlamentar, terão que arcar com várias mudanças trabalhistas. A máxima do “colhe-se o que se planta” continua em pleno uso. A classe dos trabalhadores vem desempenhando uma brilhante atuação no Congresso, basta que se acompanhe os novos projetos, que terás a certeza disso. Portanto, haverá mais custo e direitos a pagar por quem emprega em 2010, devendo fazer as contas desse aumento não diante do cenário atual, que é promissor e de alta, mas pelo que foi passado nos últimos cinco anos, pelo menos.     

Sds. Marcos Alencar 

Compartilhe esta publicação