livro_manualdoprepostomarcosalencar_banner (1)
livro_manualdoprepostomarcosalencar_banner (1)
Últimas notícias do TST:
RSS url is invalid or broken
Sexta, 29 de março de 2024

TST condena empregador por acidente de trânsito

Prezados Leitores,

Creio que longe de chegarmos ao fim da indefinição, vamos chamar assim, da pacificação de entendimento quanto a responsabilidade objetiva do empregado no caso de acidentes, e o dever de indenizar.

foto

O site do TST publica decisão com a manchete Usina indenizará companheira de trabalhador falecido em acidente de ônibus“, no caso se tratava de ônibus fornecido pela empresa, para transportar seus trabalhadores.

Mais uma vez ressalto que a Constituição Federal deve ser aplicada e que a mesma deixa claro que o dever de indenizar por parte do empregador existe, mas apenas nos casos em que restar comprovada a sua culpa objetiva, direta, inquestionável, no evento acidente.

O simples fato de fornecer um veículo para transporte, não tem o condão de ser o mesmo culpado de um acidente de trânsito que este veículo, por exemplo, venha a ser também vitimado.

Na decisão, que transcrevemos abaixo, invoca-se a lei que regula o contrato de transporte, que nesse caso prevê que a culpa é e quem transporta, mas obviamente não se aplica ao caso dos autos, pois não se trata de uma relação de consumo, de por exemplo uma companhia aérea que transporta passageiros e o avião sofre um acidente. O transporte fornecido era para finalidade própria da empresa, algo diferente.

Em suma, nesse exemplo concreto, se a empresa ou o condutor do veículo da empresa foi imprudente e teve culpa pelo ocorrido, sem dúvida que o dever da empresa inenizar está previsto em lei, mas caso contrário, na hipótese do veículo e do motorista do ônibus da empresa serem vítimas também do acidente, negativo, a Constituição Federal é clara que nenhuma indenização por parte do empregador é cabível.

Segue a notícia da decisão:

11/05/2009 Usina indenizará companheira de trabalhador falecido em acidente de ônibus

O empregador que assume o transporte do empregado ao local de trabalho é responsável objetivamente por eventual acidente ocorrido no trajeto. A Terceira Turma do TST dotou entendimento ao manter decisão que condenou a usina Vale do Verão S.A. Açúcar e Álcool, de Goiás, a pagar indenização por danos morais e materiais à companheira de funcionário que faleceu em acidente quando se dirigia ao trabalho, no transporte fornecido pela empresa.

A ministra relatora do recurso, Rosa Maria Weber, observou que o dano causado ao trabalhador em acidente de trânsito é considerado acidente de trabalho, atraindo a responsabilidade do empregador. “Frente à responsabilidade objetiva da empresa, não cabe o argumento de ausência de culpa no evento, considerando-se, em especial, o disposto no artigo 735 do Código Civil”, diz o voto. Este dispositivo estabelece que a responsabilidade contratual do transportador não é suprimida por culpa de terceiro, o que evidencia a responsabilidade objetiva do empregador.

A Vale do Verão recorreu ao TST questionando decisão do Tribunal Regional da 18ª Região (GO), que também manteve sentença que obrigava o pagamento de indenização. No Tribunal Regional, a empresa alegou que a responsabilidade objetiva decorrente do contrato de transporte somente se daria quando o transporte fosse a título oneroso e por empresas concessionárias ou permissionárias do serviço público. Contudo, o Regional considerou que a lei não faz distinção a respeito. “Qualquer que seja o transportador, se a empresa avocou para si essa responsabilidade, a transportadora se equipara.”

O trabalhador foi contratado em junho de 2004 como cortador de cana. No dia 10/11/2004, quando se dirigia ao trabalho, o ônibus contratado para o transporte de outros funcionários, que transportava 20 trabalhadores, bateu de frente com um caminhão que transportava gás GLP, no Km 620 da BR-452, no município de Maurilândia (GO). O cortador faleceu no local do acidente, devido ao choque recebido. A sentença de primeiro grau condenou a empresa à indenização de 50 mil reais por danos morais. O TRT/GO considerou o valor razoável, pois a indenização civil tem, também, finalidade pedagógica, além da de minimizar a dor sofrida pelo ofendido. (RR-09/2006-102-18-00.7)

 Sds Marcos Alencar

Compartilhe esta publicação